quinta-feira, 11 de setembro de 2008

geléia de amora

eu gosto muito de frutinhas. e depois de ter encontrado o paraíso das amoras, passei um bom tempo comendo-as de sobremesa nos meus almoços, e pensei em fazer uma geléia.

eperiência no assunto eu já tenho um pouco, porque desde o colégio técnico (eu fiz técnico em alimentos), a gente aprende a "ciência" por trás dos doces de frutas.

mas, apesar de gostar de geléia, eu mesma não sou uma consumidoooora do produto, e foi quando eu vi a delicadeza de postagem do tofu blog, que pensei em guardar meus potinhos de geléia de frutas colhidas por minhas próprias mãozinhas para... dar de presente!

aqui está o primeiro potinho:

geléia com pedacinhos!


a minha receita foi:
- 300 de amoras colhidas por mim, lavadas e sem cabinhos
- a mesma quantidade, em açúcar
- 1/2 maçã pequena sem casca, picada

bati 3/4 das amoras e a maçã no processador, peneirei, adicionei metade do açúcar, panela, fogo, e mexi de vez em quando.

quando uma calda começou a se formar, adicionei o resto das frutas inteiras, o resto do açúcar, e continuei mexendo, até formar um gel. existem mil testes para checar a consistência a geléia, mas em casa eu faço tudo meio que de olho, sabe?

e como eu acho melhor uma geléia mais molinha, que seja fácil de espalhar, então deixei-a assim. mas quem quiser, pode continuar cozinhando, até quando acar que está bom.

e para quem não tem medo de receita sem medidas:
- uma quantidade de fruta, ou suco de fruta
- a mesma quantidade em açúcar
- limão, e maçã (opcionais)

de maneira geral, uma parte de frutas, uma parte de açúcar, panela no fogo e paciência transformam a natureza em geléia. mas em certos casos, como quando a fruta é pouco ácida, ou não possui muita pectina naturalmente, então se faz necessária a presença do suco de limão, e da maçã (fonte de pectina), se não não forma o gel.

em breve, pretendo falar um pouco mais sobre geléias, e explicar melhor essas reações... com direito a receitas!

3 comentários:

Ana Carolina disse...

a minha geléia ficou dura :(

AT disse...

Ana, é porque passou do ponto. Experimente cozinhar por menos tempo.

Tire a geléia do fogo quando ela parecer que está mole, pois lembre-se que ela vai ficar mais dura quando esfriar. Iguala brigadeiro.

Unknown disse...

Ana, não seria melhor cozinhar a amora madurinha na água e depois que começar a ferver colocar o açucar?

Assim fica com pedacinhos da amora!

Bater a fruta no liquidificador ou processador não faz a fruta perder um pouco das suas características nutricionais?